segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Música para bebês

Hoje em dia muitos segmentos estão se especializando em bebês e na música não poderia ser diferente. Pensando nisso resolvi extrair um texto de quem faz um ótimo trabalho nesse segmento,a educadora Leila Sugahara.
POR QUE MUSICALIZAR BEBÊS? Por Leila Sugahara (www.rededuc.com)
Dúvidas sobre o porquê da musicalização de bebês são uma constante. Como já descrevi anteriormente, os sons e o ritmo (ritmo é movimento) estão presentes na vida do ser humano antes mesmo do seu nascimento, através do corpo da mãe e de suas respectivas reações e interações. Mas é a partir do nascimento que se torna realmente importante estimular e educar as funções cerebrais. De acordo com Walter Howard, autor de "A música e a criança", educar significa despertar. E despertar nunca é um empreendimento precoce, sendo indispensável entregar-se a ela sistematicamente desde os primeiros anos de vida, a fim de que a criança, mais tarde, veja-a como uma tendência natural de seu ser. Howard realizou experiências com bebês onde os exercitavam movimentando-lhes as pernas, cantando ou falando ritmicamente, onde o objetivo era proporcionar alegria à criança. Ele variava os tempos e os timbres (pedindo à mãe, ao pai ou por assobios cantar uma mesma melodia), evitando assim, o perigo de adestrar a criança. Os exercícios com as pernas tiveram naturalmente por resultado, o aumento da destreza manual, e por conseguinte, crianças observadoras, rítmicas, falantes, mostrando todas as faculdades motoras e técnicas bem desenvolvidas. Jean Piaget, psicólogo suíço, descobriu que a capacidade cognitiva (aquisição de conhecimento) é uma evolução em estágios, dos comportamentos mais primitivos até o nível adulto do raciocínio lógico. O raciocínio é uma característica da inteligência. Portanto, inteligência é a capacidade de raciocinar, organizar e propor soluções para as questões que vão sendo apresentadas com graus de dificuldade cada vez maiores. O bebê, quando nasce, já dispõe de estruturas mentais (formas de pensar), que apesar de rudimentares só precisam ser estimuladas para se desenvolverem.
Quero registrar aqui nomes de outras educadoras que fazem também um trabalho ótimo com bebês:Margareth Darezzo,Enny Parejo e Josette Feris
Indico abaixo um livro que eu uso e gosto muito da educadora Josette Feres:
Bebê,Música e Movimento
Contém músicas com partituras,programas de aula e sugestões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário