quarta-feira, 21 de julho de 2010

Meninos do Toque Tambor




Meninos do Toque Tambor é uma orquestra de percussão formada por crianças que moram na região da zona leste onde está localizada a escola de música e arte Roberto Jordan onde acontecem as aulas ministradas por ele e sua esposa a tbm musicista Cléo Lima.O projeto existe desde o ano de 2000 e o grupo já fez algumas apresentações.

Aos sábados as crianças se reúnem para ter aula de canto e percussão gratuitamente,tudo é ensinando usando a linguagem da musicalização como por exemplo a brincadeira com o ganzá feito de embalagem de danone.

Um trabalho social que visa melhorar o desempenho da criança e o ambiente da qual ela está inserida.
Deixem as crianças FAZER arte com certeza neste projeto tem um sentido especial.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Nicole Jeandot-85 anos de Música


O primeiro livro que li sobre musicalização para crianças foi da educadora francesa Nicole Jeandot aprendi coisas que nenhum curso poderia me ensinar.Consegui o contato dela e me surpreendi ao saber que estava morando em Suzano,responsavél por uma creche e de outros projetos musicais para as crianças daquela região,detalhe:hoje ela está com 85 anos.
Ainda surpresa fui ao seu encontro e de repente me deparei com ela vindo correndo até a mim,e pensei ela não pode ter 85 anos!!!!Só de pensar que estava do lado de uma prova viva que a música tem um imenso poder,pois ela ainda criança tinnha muita dificuldade com movimentos e foi através do violino que sua mãe tocava que conseguiu recuperar a sua coordenação.
Ela me mostrou a quarta edição do livro Explorando o Universo da Música e ainda outro que se chama Solfejo Cantado com as Canções do Brasil que está planejado para ser lançado em novembro deste ano e ainda me deu várias dicas de materiais que eu mesma posso fazer. Quando perguntei o que ela achava sobre o ensino de música nas escolas que será obrigatória a partir do ano que vem,me disse:A música na escola tem que despertar o aluno e não formar um músico,ela é um canal para outros caminhos.
E sobre a educação musical no Brasil:Temos que dar mais espaço para a percussão por que o Brasil é batida,ritmo em seguida fez algumas batidas no corpo citando a percussão corporal para minha surpresa,rs.
Ela adotou o Brasil como o seu país e quando fala do seu trabalho parece que começou ontem de tanta vontade que demonstra o que faz parecer impossível a sua idade.Nicole Jeandot concerteza é uma das melhores educadoras de música deste pais.

domingo, 11 de julho de 2010

Batucadeiros:Percussão Corporal

 Neste último final de semana fui à Brasília para conhecer o Instituto Batucar que ensina percussão corporal para crianças e adolescentes da cidade satélite Recanto Das Emas.Eu já gostava mas quando os conheci pessoalmente superou as minhas expectativas. Me perdi no meio de tanta música, talento e compromisso.

Os fundadores Ricardo e Patricia iniciaram o projeto há quase dez anos com apenas 12 crianças,atualmente são cerca de 8O e eles tbm aprendem canto,violão,informática,dança,xadrez e reforço escolar ainda trabalham com eles no instituto alguns jovens que foram alunos da primeira geracão.Os batucadeiros já tocaram com o pessoal do Barbatuques e mantém aulas mensais com o Barba.
Sai de lá mais apaixonada pela música,pq ensinar é algo é melhor do que aprender e concerteza eles me ensinaram muito.A estrutura dos batucadeiros concerteza é o amor,obrigada BATUCADEIROS!

terça-feira, 6 de julho de 2010

Frame Circus:Cinema e Musicalização.




Há algumas semanas fui na Biblioteca de Música participar de um workshop com o grupo Circus Frames eles fazem trilha sonora ao vivo para filmes de vanguarda .
O que isso tem a ver com musicalização ? TUDO !
Eles usam alguns instrumentos utilizados por musicalizadores como o metalfone que pertence ao músico Tatá Aeroplano que já fez oficinas para crianças.Outro músico do grupo Mauricio Fleury disse que sem a musicalização ele não seria nada quase chorei,rs.O que eles fazem também é musicalização porque a criança desperta para a criatividade, raciocínio e claro cinema.Frame Circus são concerteza musicalizadores.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Lápis para batucar e educar.

Sempre busco novas formas de ensino,dessa vez usei esses lápis enormes equivalentes ao tamanho de uma baqueta de bateria, deixo as crianças tocarem os tambores com elas,mas aproveito também para contar uma história sobre as diferenças entre os ritmos musicais e as pessoas.Isso facilita a socialização da criança e o trabalho em grupo.