segunda-feira, 19 de julho de 2010

Nicole Jeandot-85 anos de Música


O primeiro livro que li sobre musicalização para crianças foi da educadora francesa Nicole Jeandot aprendi coisas que nenhum curso poderia me ensinar.Consegui o contato dela e me surpreendi ao saber que estava morando em Suzano,responsavél por uma creche e de outros projetos musicais para as crianças daquela região,detalhe:hoje ela está com 85 anos.
Ainda surpresa fui ao seu encontro e de repente me deparei com ela vindo correndo até a mim,e pensei ela não pode ter 85 anos!!!!Só de pensar que estava do lado de uma prova viva que a música tem um imenso poder,pois ela ainda criança tinnha muita dificuldade com movimentos e foi através do violino que sua mãe tocava que conseguiu recuperar a sua coordenação.
Ela me mostrou a quarta edição do livro Explorando o Universo da Música e ainda outro que se chama Solfejo Cantado com as Canções do Brasil que está planejado para ser lançado em novembro deste ano e ainda me deu várias dicas de materiais que eu mesma posso fazer. Quando perguntei o que ela achava sobre o ensino de música nas escolas que será obrigatória a partir do ano que vem,me disse:A música na escola tem que despertar o aluno e não formar um músico,ela é um canal para outros caminhos.
E sobre a educação musical no Brasil:Temos que dar mais espaço para a percussão por que o Brasil é batida,ritmo em seguida fez algumas batidas no corpo citando a percussão corporal para minha surpresa,rs.
Ela adotou o Brasil como o seu país e quando fala do seu trabalho parece que começou ontem de tanta vontade que demonstra o que faz parecer impossível a sua idade.Nicole Jeandot concerteza é uma das melhores educadoras de música deste pais.

10 comentários:

  1. FOI MINHA PROFESSORA DE PROSÓDIA MUSICAL NA UNIV. SÃO JUDAS
    É UMA LENDA VIVA

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz por encontrar esse relato sobre a professora Nicole Jeandot - ela foi minha professora no IMSP de 1976 a 1978, e tenho uma citação dela na bibliografia do meu livro; "Novo Plano de Aulas" destinado a professores do Ensino Fundamental 1.

    Nidélci

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Ela é maravilhosa e de uma humildade sem igual....merece toda a nossa admiração e respeito! Trabalho lindo....com certeza é o segredo de sua jovialidade. ...

    ResponderExcluir
  7. Ela é maravilhosa e de uma humildade sem igual....merece toda a nossa admiração e respeito! Trabalho lindo....com certeza é o segredo de sua jovialidade. ...

    ResponderExcluir
  8. Maravilhosa,foi minha professora no IMSP,de 1977 a 1979,de Etnomusicologia,Prosódia e flauta doce... muita gratidão a ela!!!

    ResponderExcluir
  9. Alguém teria esse lkvro em PDF?
    Poderia me mandar
    francynymendes@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. Antonio Carlos 9 de novembro de 2020

    Fui aluno de Nicole Jeandot na Faculdade de música São Judas na Mooca em 1989, muita gratidão a ela. Obrigado professora Nicole. Parabéns por essa homenagem a esta professora tão valorosa. Saudades.

    ResponderExcluir